Notícias

Video Head Impulse Test – VHit

Video Head Impulse Test – VHit
(Teste do impulso cefálico com vídeo)

É um teste passivo de vídeo-oculografia em que o médico aplica uma sequência de rápidos movimentos cefálicos no paciente por alguns minutos.
O sistema computadorizado do equipamento rastreia e analisa o movimento dos olhos relativo ao movimento da cabeça, permitindo ao médico identificar sacadas corretivas durante o movimento da cabeça (covert sacades), após o movimento da cabeça (overt sacades) e quantificar de forma objetiva o ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor (RVOM) para cada canal semicircular.

Enquanto a prova calórica avalia apenas os receptores do canal lateral em baixa frequência (0.003 Hz), o VHit avalia todos os canais semicirculares em alta frequência (3 a 5 Hz).

O que é reflexo vestíbulo-oculomotor (RVOM)?

Imagine-se sentado observando uma estrada. Subitamente, surge na direita do seu campo visual, a imagem de um automóvel em movimento. Isso significa que surgiu no campo visual um elemento novo, que reflexamente precisa ser analisado.

Reflexamente, ambos os seus olhos farão, conjugadamente, um movimento brusco para o lado direito, com o objetivo de colocar a imagem (automóvel) na área de nitidez da retina, que recebe o nome de fóvea. Esse movimento brusco chama-se movimento sacádico dos olhos.

Vamos imaginar agora, que esse automóvel é uma Ferrari, tornando-se um alvo do seu interesse. Você para manter voluntariamente esse alvo que está em movimento, nítido para você, precisará fazer a perseguição ocular, mantendo o alvo o tempo todo na fóvea da retina. Veja, que até aqui, você não precisou mexer com a sua cabeça, apenas executou movimentos oculomotores (sacádico e perseguição).

Entretanto, a Ferrari em movimento, da direita para esquerda, logo sairá do seu campo visual. Para continuar mantendo o alvo na fóvea da retina, você gira sua cabeça para o lado esquerdo, e com isso ambos os olhos. Para a imagem da Ferrari não sair da fóvea da sua retina, os seus olhos reflexamente, farão um movimento contrário (para direita), com a mesma velocidade do movimento da cabeça. Chama-se esse reflexo, reflexo vestíbulo-oculomotor.
O ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor é a relação entre a velocidade da cabeça e a velocidade dos olhos, e é próximo de 1.

O reflexo vestíbulo-oculomotor estabiliza a imagem na retina principalmente quando fazemos movimentos rápidos com a cabeça. É fruto do arco reflexo vestíbulo-ocular, cuja via aferente é composta pelos labirintos – nervos vestibulares – núcleos vestibulares – interneurônios- núcleos oculomotores- neurônios oculares efetores – musculatura extra-ocular.

Por exemplo, se focarmos um alvo a um metro de distância dos nossos olhos, e começarmos a mexer rapidamente a cabeça, se a via descrita acima estiver íntegra, vamos conseguir manter o alvo nítido.

E no caso de uma lesão labiríntica?

Nesse nosso exemplo, para continuar perseguindo a imagem da Ferrari, foi necessário o giro da cabeça para esquerda. Se o labirinto esquerdo estiver lesado, a velocidade dos olhos para direita estará lentificada, e o ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor será menor do que 1.
Para compensar essa deficiência labiríntica, o sistema oculomotor tenta estabilizar a imagem da Ferrari através dos movimentos sacádicos corretivos dos olhos (que são muito mais lentos para estabilizar a imagem).

Essas sacadas corretivas que ocorrem durante o giro da cabeça são chamadas de sacadas covert (encobertas), e as sacadas que ocorrem após o giro da cabeça são chamadas sacadas overt (descobertas).
Essas sacadas overt podem ser detectadas no exame clínico do impulso cefálico (Head impulse test – Hit) como observadas no video abaixo com o giro da cabeça para o lado esquerdo:

Vhit inst 1

Vhit todos canais

Vhit paresia

Paciente com desequilíbrio e oscilopsia, apresenta no Hit clínico sacadas corretivas com giro da cabeça para ambos os lados:

Video Head Impulse Test para os canais laterais: Paresia vestibular bilateral

VHIT Lateral 2d

vhit lateral explicativo

Centro: Rua Debret, 23 / Salas 1216 e 217 Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-080
Telefone: (21) 2544-2035 (21) 2544-2036
Copacabana: R. Barata Ribeiro, 391 - Sl. 909 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ CEP 22040-001
Telefone: (21) 2236-3458 e 22354207
Site desenvolvido por: Magno Dal Magro e João Gabriel