Notícias

Transtorno do Sistema Nervoso Central em um caso de “labirintite” 2 – Nistagmo espontâneo horizontal central

IFVM, masculino, 43 anos
Quadro de tonteira desde setembro de 2015. No início era intermitente, e atualmente está diária. Caracteriza como sensação de balanço rápido, não rotatório, com movimentos bruscos como ao abaixar a cabeça ou ao levantar rapidamente de uma cadeira. Relata cefaleia occipital tipo uma sensação de pressão. Não tem reação neurovegetativa ou sintoma auditivo.

Presença de discreto Nistagmo espontâneo com e sem fixação visual (Spontaneous Nystagmus): Presente, discreto (Vacl: 1.1º /seg), com ou sem fixação visual.
NE
Esse achado sugere : Nistagmo não suprimido pela fixação visual. Nistagmo espontâneo horizontal central.

Presença de Nistagmo semi-espontâneo (Gaze Test): Presente, para direita, com os olhos abertos (ver vídeo).
NSEpD
Esse achado sugere: Nistagmo de fixação. Horizontal gaze-evoked nystagmus corresponde à lesão do núcleo prepositus hypoglossi. Gaze-evoked nystagmus puramente horizontal é devido a uma lesão pontomedular. Assim sendo, nistagmo de fixação é aquele que não é inibido pela fixação, ao invés, aumenta com a fixação, sendo causado por uma desordem central, na maioria das vezes na região do tronco cerebral e cerebelo.
O núcleo prepositus hypoglossi localizado na região ponto-medular é o centro para: horizontal gaze-holding function. Junto como núcleo vestibular e o vestibulocerebellum formam o neuronal integrator.
Clinicamente:
Um nistagmo puramente horizontal e evocado pela mirada (horizontal gaze-evoked nystagmus) origina-se de uma lesão pontina.

Rastreio (Smooth Pursuit Tracking): Sacádico.
RASTREIO
Esse achado sugere: Sinal de distúrbio oculomotor central.

Provas calóricas (Caloric Test): Normoexcitabilidade labiríntica com transtorno do efeito inibidor da fixação ocular preservado.
PROVA CALÓRICA 2
Esse achado sugere: A falha de supressão vestibular com a fixação é um sinal central. Transtorno da via cerebelo-vestibular.

Supressão do Reflexo Vestíbulo-oculomotor (VOR Suppression): Supressão anormal do reflexo vestíbulo-ocular. (Veja o vídeo)
SUPRESSÃO ANORMAL DO RVO
Esse achado sugere: A supressão fisiológica do reflexo vestíbulo-ocular (RVO) com a fixação é um teste importante do sistema de perseguição (pursuit system). A não supressão do RVO indica uma lesão central na região cerebelar. Nesse teste, o paciente fixa um alvo que se move com a mesma velocidade angular da cabeça do paciente.

As sacadas eu considerei dentro da normalidade: Apenas registra-se o nistagmo semi-espontâneo horizontal nas sacadas horizontais para o lado direito.
SACADAS

Concluindo: Devido a evolução arrastada e progressiva, convém investigar quanto a uma desordem de natureza neurodegenerativa (principalmente cerebelar).
Concluindo, do ponto de vista funcional, os achados são sugestivos de lesão topográfica ponto-medular (núcleo prepositus hypoglossi ) /cerebelar (flóculo).

Centro: Rua Debret, 23 / Salas 1216 e 217 Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-080
Telefone: (21) 2544-2035 (21) 2544-2036
Copacabana: R. Barata Ribeiro, 391 - Sl. 909 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ CEP 22040-001
Telefone: (21) 99835-4207
Site desenvolvido por: Magno Dal Magro e João Gabriel