Audiometria
A Audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons, realizado com fones de ouvido, em cabine acústica. Há, basicamente, dois tipos de audiometria:
Audiometria tonal: tem como objetivo determinar a intensidade mínima audível (limiar auditivo) para tons puros, nas frequências sonoras de 250Hz a 8000Hz. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do paciente. Pode ser feito por via aérea ou por via óssea.
Audiometria vocal: sua finalidade é avaliar a habilidade de perceber e reconhecer os sons da fala. Inclui geralmente os testes de Limiar de Reconhecimento de Fala e o Índice de Reconhecimento de Fala.
Os limiares auditivos são anotados em um gráfico (audiograma). Após a obtenção dos limiares auditivos, observamos se a audição está dentro dos padrões de normalidade ou se há perda auditiva. Caso exista perda, podemos classificá-la quanto ao tipo (condutiva, sensorioneural ou mista) e ao grau (leve, moderado, severo ou profundo).
Adultos e crianças podem ser submetidos ao exame audiométrico, com a condição de que sejam capazes de responder sistematicamente aos estímulos apresentados.