Notícia para pacientes: Esse exame permite avaliar o labirinto de forma objetiva sem provocar uma reação desagradável. Na maioria das vezes é muito bem tolerado.
Notícia para profissionais da saúde: Veja abaixo como o exame foi laudado. Em caso de dúvida ou comentário, mande um email para rogeriobcarvalho@uol.com.br
P.A.E.G, fem, 49 anos
Paciente refere que em maio desse ano acordou com tonteira rotatória com náuseas e vômitos. A crise foi súbita e durou doze horas. Atualmente refere momentos discretos de tonteira. Refere alguns episódios de tonteira rotatória ao virar para o lado esquerdo. Nega sintomas auditivos. Está fazendo reabilitação vestibular (seis sessões).
VHit: Presença de sacadas corretivas (catch-up saccades) de tipo covert e overt com giro da cabeça para o lado esquerdo no plano horizontal.
Velocidade dos olhos com forma de onda “saturada” no giro da cabeça para o lado esquerdo e no plano do canal anterior esquerdo.
Redução de ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor (RVO) para o lado esquerdo no plano horizontal, bem como para os canais verticais do lado esquerdo.
Assimetria de ganho alterada (>20%) no plano dos canais laterais e no plano canal anterior esquerdo/canal posterior direito.
COMENTÁRIO:
No conjunto, os sinais acima descritos, são sugestivos de transtorno vestibular periférico por hipofunção dos canais lateral e anterior esquerdo, em alta frequência de estímulo.