Notícias

Video Head Impulse Test

Notícia para pacientes: Esse exame permite avaliar o labirinto de forma objetiva sem provocar uma reação desagradável. Na maioria das vezes é muito bem tolerado.

Notícia para profissionais da saúde: Veja abaixo como o exame foi laudado. Em caso de dúvida ou comentário, mande um email para rogeriobcarvalho@uol.com.br

P.A.E.G, fem, 49 anos

Paciente refere que em maio desse ano acordou com tonteira rotatória com náuseas e vômitos. A crise foi súbita e durou doze horas. Atualmente refere momentos discretos de tonteira. Refere alguns episódios de tonteira rotatória ao virar para o lado esquerdo. Nega sintomas auditivos. Está fazendo reabilitação vestibular (seis sessões).

tudo

hexplot

VHit: Presença de sacadas corretivas (catch-up saccades) de tipo covert e overt com giro da cabeça para o lado esquerdo no plano horizontal.
Velocidade dos olhos com forma de onda “saturada” no giro da cabeça para o lado esquerdo e no plano do canal anterior esquerdo.
Redução de ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor (RVO) para o lado esquerdo no plano horizontal, bem como para os canais verticais do lado esquerdo.
Assimetria de ganho alterada (>20%) no plano dos canais laterais e no plano canal anterior esquerdo/canal posterior direito.

COMENTÁRIO:

No conjunto, os sinais acima descritos, são sugestivos de transtorno vestibular periférico por hipofunção dos canais lateral e anterior esquerdo, em alta frequência de estímulo.

Centro: Rua Debret, 23 / Salas 1216 e 217 Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-080
Telefone: (21) 2544-2035 (21) 2544-2036
Copacabana: R. Barata Ribeiro, 391 - Sl. 909 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ CEP 22040-001
Telefone: (21) 99835-4207
Site desenvolvido por: Magno Dal Magro e João Gabriel