Video Head Impulse Test – VHit
(Teste do impulso cefálico com vídeo)
É um teste passivo de vídeo-oculografia em que o médico aplica uma sequência de rápidos movimentos cefálicos no paciente por alguns minutos.
O sistema computadorizado do equipamento rastreia e analisa o movimento dos olhos relativo ao movimento da cabeça, permitindo ao médico identificar sacadas corretivas durante o movimento da cabeça (covert sacades), após o movimento da cabeça (overt sacades) e quantificar de forma objetiva o ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor (RVOM) para cada canal semicircular.
No caso abaixo, os achados são compatíveis com hipofunção do canal lateral esquerdo e do canal posterior direito.
J.A.S.C, masc. 66 anos (08/08/2019)
Em março de 2019 acordou com tonteira rotatória intensa. Atualmente refere desequilíbrio na marcha e sensação de cabeça aérea quando se mexe muito na cama. Refere zumbido no lado esquerdo que teve início junto com o quadro vertiginoso em março. Hpp: Hipoacusia e história de otite média crônica no lado esquerdo.
Video Head Impulse Test (VHIT):
VHit: Presença de sacadas corretivas (catch-up saccades) de tipo covert e overt com giro da cabeça para o lado esquerdo e presença de sacadas overt no plano do canal posterior direito.
Velocidade dos olhos não acompanha a velocidade da cabeça no giro da cabeça para o lado esquerdo no plano horizontal e no plano do canal posterior direito.
Redução de ganho do reflexo vestíbulo-oculomotor (RVO) para o canal lateral esquerdo e para o canal posterior direito.
Média do ganho canal lateral esquerdo: 0.59
Média do ganho canal posterior direito: 0.29
Assimetria de ganho alterada (>20%) no plano dos canais laterais e em LARP (realizei duas vezes o LARP e mantêm o déficit no canal posterior direito).
Audio (exame externo 02/05/2019):
VEMP (02/09/2019):
Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares
(VEMPc – VEMP cervical)
Equipamento: Bio-logic Navigator Pro Versão 7.0
Análise dos potenciais evocados miogênicos vestibulares:
Foi identificado e duplicado o complexo P1-N1, somente no lado direito.
As latências absolutas dos picos P1 e N1 desse lado apresentaram-se dentro dos padrões de normalidade.
Comentários:
O paciente é portador de perda auditiva de tipo mista no lado esquerdo devido a histórico de perfuração timpânica e otite media crônica simples.
Portanto, a ausência de resposta ao Vemp cervical no lado esquerdo está justificada pelo componente condutivo da perda auditiva desse lado.
O paciente no exame de VHIT apresentou hipofunção do canal posterior do lado direito. O objetivo da realização do Vemp cervical nesse caso, foi descartar transtorno no nervo vestibular inferior. Como ele teve resposta no Vemp cervical com estímulo do lado direito, chegamos à conclusão que a hipofunção no VHIT do canal posterior direito deve-se a uma lesão sensorial desse canal.
TC Mastoide (22/04/2019):
Calorica (exame externo – 22/03/2019): Normal
Ressonância (01/04/2019):