Notícias

VPPB – Forma Apogeotrópica da VPPB do canal posterior esquerdo

C.C.P, masculino, 60 anos.
Refere crises de tonteira rotatória. Relata vertigem posicional principalmente ao virar para o lado direito. Nos últimos anos refere crises cerca de duas vezes por ano. Costuma ocorrer na posição deitada e com duração de um ou dois dias. Essa última crise está mais persistente. Não tem sintomas auditivos relevantes. Não tem queixas cervicais. Refere que doppler de carótidas e vertebrais estão dentro da normalidade. Hpp: Hipercolesterolemia . Faz uso de sinvastatina e levotiroxina.

Romberg simples: Ausente.
Manobra do impulso cefálico: Negativa.
Sacadas normais.
Sem dismetria ou disdiadococinesia.

FIGURA1

FIGURA2

FIGURA3

FIGURA4

FIGURA5

Choung Test: Lean & Bow negativo.

Nistagmo espontâneo com e sem fixação visual (Spontaneous Nystagmus): Ausente.

Nistagmo semi-espontâneo (Gaze Test): Ausente.

FIGURA6

O nistagmo de posicionamento vertical inferior pode representar sinal de um topodiagnóstico central.

O paciente apresenta no estudo de ressonância anomalia do desenvolvimento venoso no hemisfério cerebelar esquerdo, porém descartamos que essa lesão cerebelar congênita pudesse gerar os sinais clínicos apresentados.

O nistagmo de posicionamento vertical inferior também pode ser encontrado na VPPB do canal anterior e na forma apogeotrópica da VPPB do canal posterior.

Porque concluimos se tratar da forma apogeotrópica do canal posterior esquerdo e não de uma VPPB de canal superior? Embora ambas tenham como resultante o componente vertical inferior, na forma apogeotrópica o componente rotatório é mais evidente do que na VPPB do canal superior. Em segundo lugar, a VPPB de canal superior gera um nistagmo vertical inferior robusto para ambos os lados da Dix & Hallpike, o que não aconteceu aqui.

O registro do nistagmo horizontal para o lado direito nas manobras de Dix & Hallpike para direita e no Roll Test para esquerda sugerem envolvimento do canal lateral, mas o padrão estava atípico.

Tratamento: Manobra de reposicionamento.

Iniciamos com a Quick Liberatory Rotation Manoeuvre: O paciente é girado em 1 segundo até a posição de cabeça 45º para baixo na direção do lado sadio e permanece nessa posição final por cerca de 3 minutos quando finalmente retorna para posição sentada (Califano L, et al. Anterior canal BPPV and apogeotropic posterior canal BPPV: two rare forms of vertical canalolithiasis. Acta Othorinolaryngol Ital 2014; 34: 189-197.).

O paciente após alguns minutos na posição final sentiu tonteira rotatória transitória.
Em seguida no Dix & Hallpike para o lado esquerdo observamos nistagmo com grande latência, torsional (horário), de baixa frequência, duração menor que um minuto e paroxístico.
Em seguida realizamos manobra de Epley para canal posterior esquerdo e o paciente não apresentou nistagmo em nenhuma posição.
Em seguida o Dix & Hallpike para o lado esquerdo ficou negativo.
Em seguida realizamos outra manobra de Epley.
O paciente retornou para uma segunda sessão nove dias depois:
No Dix & Hallpike para o lado esquerdo apresentou, após período de latência, nistagmo vertical inferior com componente torsional horário, baixa frequência, longa duração e que desapareceu após mais de um minuto.
Em seguida realizamos a Quick Liberatory Rotation Manoeuvre, e no final do movimento o paciente ficou tonto.
Em seguida realizamos manobra de Epley para canal posterior esquerdo e o paciente não teve tonteira em nenhuma posição.
O paciente retornou trinta dias depois assintomático.

A Quick Liberatory Rotation Manoeuvre foi mais frequentemente eficaz em transtormar a VPPB de canal posterior apogeotrópica em uma típica VPPB de canal posterior.

A forma apogeotrópica da Vppb do canal posterior poderia ser explicada por um obstáculo bloqueando a saída dos otólitos do braço não ampular do canal posterior na direção do utrículo. No estágio seguinte, os otólitos ficariam fragmentados próximos da ampola, podendo ser removidos na segunda manobra.

Centro: Rua Debret, 23 / Salas 1216 e 217 Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-080
Telefone: (21) 2544-2035 (21) 2544-2036
Copacabana: R. Barata Ribeiro, 391 - Sl. 909 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ CEP 22040-001
Telefone: (21) 99835-4207
Site desenvolvido por: Magno Dal Magro e João Gabriel