Notícias

ALERGIA RESPIRATÓRIA

“A menor liberdade do mundo, é a de respirar”
Dr. Marcos Borges de Carvalho

ALERGIA em suas várias modalidades é considerada uma das afecções humanas mais incidentes, perdendo em frequência apenas para a cárie dentária. É muito comum pessoas alérgicas não se considerarem como tal pela comparação com outras de sintomatologia mais evidente. Ignoram que muitos dos motivos que as levam ao consultório, como faringites, rinites, sinusites, otites, pigarro, etc., são muitas vezes consequências de uma mesma causa: ALERGIA RESPIRATÓRIA. Pacientes com familiares alérgicos têm maior probabilidade de também serem alérgicos.

ALERGIA1

Dizer que alergia não tem cura é uma verdade relativa, pois, para o paciente, cura é não ter sintomas ou, pelo menos, é conviver bem com os mesmos. Para o médico, no entanto, esta cura significa a extinção desta potencialidade, o que, infelizmente, não podemos comprovar. Poeira domiciliar, ácaros, fungos do ar, pelos, penas, flores e tabacos são alguns exemplos de alergenos respiratórios.

Como nos proteger de inimigos que chegam às nossas vias aéreas pelo ar que respiramos? A resposta é que, apesar do controle ambiental ser muito importante, não podemos viver em “bolhas”e o tratamento não pode ser mais chato que a doença.

Desta forma, orientamos duas formas de tratamento: O clínico (remédios antialérgicos) e o imunoterápico (vacinas). Os antialérgicos são fundamentais no controle das crises alérgicas mas, após o seu término, o “encanto” acaba e os sintomas voltam. Dependendo do tempo em que estes sintomas retornam, é que se determina se esta será uma boa opção de tratamento.

ALERGIA2

O único tratamento que modifica a história alérgica do indivíduo é a imunoterapia com vacinas hipossensibilizantes, desde que não haja contraindicações. Elas permitem, a longo prazo, uma melhor qualidade de vida com o controle dos sintomas sem o uso de remédios. As vacinas são elaboradas a partir de um teste alérgico que, se positivo, determina os seus componentes e a proteção contra alergenos que o paciente não pode evitar no seu cotidiano.

A Borges de Carvalho Otorrinos realiza testes alérgicos para alergia respiratória em sua unidade de copacabana.

Centro: Rua Debret, 23 / Salas 1216 e 217 Centro, Rio de Janeiro - RJ CEP 20030-080
Telefone: (21) 2544-2035 (21) 2544-2036
Copacabana: R. Barata Ribeiro, 391 - Sl. 909 Copacabana, Rio de Janeiro - RJ CEP 22040-001
Telefone: (21) 99835-4207
Site desenvolvido por: Magno Dal Magro e João Gabriel